domingo, 2 de outubro de 2011

Terapia genética contra o cancro UBI aperfeiçoa tratamento genético contra o câncer.

Uma equipa do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, está a ensaiar uma forma aperfeiçoada de usar material genético para tratamentos contra o cancro.
Os investigadores aplicaram “uma estratégia inovadora de purificação de moléculas de DNA e desenvolveram, posteriormente, nano partículas capazes de entregá-lo no interior das células”.
Os tratamentos contra o câncer com genes transportados em nano partículas consistem em minúsculas fitas de material genético agarradas a partículas (que podem ser de diferentes origens) que as transportam pelo corpo e depois as libertam. A terapia genética consiste na inserção de genes funcionais em células com genes defeituosos, de modo a substituir ou complementar esses genes causadores de doença.
No estudo da UBI, foram usadas células cancerígenas do pulmão e colo do útero, como modelo de estudo, porque “são células que se caracterizam pela sua capacidade de crescimento desregulado”.
O que torna o estudo diferente de todos os outros “é o modo de preparação com elevado grau de purificação que garante uma molécula de DNA livre de contaminantes”. Ou seja, será possível obter “um maior grau de eficácia” por cada partícula, segundo o estudo publicado no «Journal of Controlled Release».
O estudo está vertido num artigo científico subscrito por seis investigadores e associado ao projeto de “isolamento e purificação de DNA plasmídico para aplicação em terapia do câncer”.
FONTE: http://anatoxina.wordpress.com/2011/09/27/terapia-genetica-contra-o-cancro/

Por: grupo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário