sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Protocolo detecta famílias com alto risco de tumores e inicia acção preventiva

O esforço conjunto entre a UT Southwestern e o Parkland Memorial Hospital permite aos médicos detectar o cancro colo-rectal em pacientes abaixo dos 70 anos, e cancro do útero em mulheres com menos de 55 para determinar se existe um alto risco de uma predisposição genética à doença, avança o portal ISaúde.

Se uma predisposição é encontrada, os doentes são estimulados a trazer os membros da família para o teste. "Se conseguirmos trazer os familiares daqueles que foram diagnosticados, temos uma possibilidade de tratar o cancro do cólon precocemente e até mesmo preveni-lo", avalia o professor assistente de medicina interna, Samir Gupta, da UT Southwestern, chefe da clínica que diagnostica o alto risco de cancro colo-rectal, em Parkland.

Com este protocolo incomum para teste de tumor, 11 pacientes já foram identificados com síndrome de Lynch, uma das condições herdadas mais frequentes, sendo responsável por 3 a 5% dos casos de cancro de cólon. O objectivo da clínica de cancro colo-rectal é testar até 50 membros da família entre os 11 seleccionados. Aqueles com síndrome de Lynch têm um risco de 80% de contrair cancro colo-rectal, até 60% de cancro uterino e riscos superiores para outros tipos de cancro.

O tumor colo-rectal é o segundo que mais mata, logo após o cancro do pulmão, de acordo com a American Cancer Society. Em vista disso, a Cancer Prevention and Research Institute of Texas recentemente concedeu à UT Southwestern uma doação de 1,5 milhões de dólares para intensificar os esforços com os testes genéticos. A verba financiou avaliações de história da família e aconselhamento genético entre as comunidades de baixa renda e das minorias em Dallas e cinco municípios vizinhos, com foco em pessoas em risco de Lynch e hereditário cancro da mama-ovariano.

"Se um pai tem síndrome de Lynch, há uma probabilidade de 50% de um dos filhos também obtê-lo. Nós somos, por vezes, as primeiras pessoas a dizer-lhes que não vão morrer de cancro. Sabemos o que é causado e podemos impedi-lo", disse a supervisora do conselho genético, Linda Robinson, da UT Southwestern.

Embora o cancro colo-rectal hereditário seja raro, o impacto familiar pode ser generalizado. O cancro tende a desenvolver-se rapidamente naqueles com síndrome de Lynch e muitas vezes é diagnosticado até que a doença esteja avançada. Mas, com diagnósticos e monitorização precoces, a síndrome não tem de ser uma sentença de morte. "Acho que vou viver muito tempo", disse Regina Ontiveroz, enfermeira de 34 anos da Flower Mound, que foi diagnosticada com síndrome de Lynch através de um exame de sangue da UT Southwestern, no ano passado.

Ontiveroz perdeu o pai, a avó, dois tios e uma tia para o cancro. Ela sempre suspeitou de um factor hereditário, o que foi confirmado dois anos atrás, quando um primo com cancro foi diagnosticado com a síndrome de Lynch. "É como se essa nuvem negra me seguisse aonde quer que eu vá", disse ela.

Mas Ontiveroz, nunca foi diagnosticada com cancro. Ela credita ao programa de aconselhamento genético, da UT Southwestern, um estilo de vida saudável e diagnósticos anuais. Recentemente, ela teve uma histerectomia e remoção dos ovários como outra medida preventiva. "Esse é o benefício de testes genéticos. Não só ela estava ciente de que tinha um risco de contrair cancro, mas poderia agir e chegar à frente no jogo", disse o conselheiro genético Heather Fecteau, da UT Southwestern.

Um exame de sangue revela se uma pessoa tem qualquer um dos quatro genes que sofrem mutação associada à síndrome de Lynch. Para o membro da família diagnosticado, as recomendações são colonoscopias anuais ou a cada dois anos a partir de 25 anos de idade e, para as mulheres, a remoção dos ovários e do útero após a idade fértil. Exames de cancro de outras doenças podem ser sugeridos, dependendo da mutação genética específica.

Se o cancro corre na família, ou um membro da família foi diagnosticado em uma idade muito mais cedo para esse tipo de cancro, testes genéticos para síndromes de cancro hereditário são recomendados. Visite o site do UT Southwestern Medical Center para aprender mais sobre serviços clínicos de cancro da UT Southwestern, incluindo o teste genético.



Fonte:

Por: grupo 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário