sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Com células-tronco, futuro da Medicina está chegando, diz cientista

Células podem se transformar em tecidos e remédios poderão ser criados.”

“Brasileiros entram em 'grupo de elite' ao produzir células sem embriões.

Cientistas brasileiros produziram, pela primeira vez, células-tronco idênticas às embrionárias, mas sem o uso de embriões, e entraram para um "grupo de elite" da comunidade científica internacional.


Cientistas japoneses já haviam conseguido resultado igual em 2007. Os pesquisadores brasileiros chegaram ao mesmo resultado menos de um ano depois.

Para o neurocientista brasileiro Steven Rehen, o futuro da medicina está chegando. Ele e o biomédico Martin Bonamino, do Instituto Nacional do Câncer, criaram um tipo de célula-tronco que abre portas para novos tratamentos.

"A médio e a longo prazo a gente pode estar gerando material de reposição para tratar doenças cardíacas, lesão de medula, doença de Parkinson, entre outras doenças que tenham exatamente a identidade do paciente", disse Steven Rehen.

A pesquisa começa com a retirada de células de qualquer parte do corpo. No caso brasileiro, eram células renais. Nelas, foram introduzidos quatro genes diferentes e a célula começou a se modificar, como se ela fosse reprogramada. A exemplo de um computador que ganha novas funções. 

Por: grupo 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário