domingo, 30 de outubro de 2011

Dia Municipal em Favor dos Falcêmicos será marcado com panfletagem no Centro de Maceió

Para marcar o Dia Municipal em Favor dos Falcêmicos, instituído nesta quinta-feira (27) por meio de uma Lei 5.974 Municipal apresentada pela vereadora Fátima Santiago (PP), será realizada uma panfletagem no Calçadão do Centro de Maceió. O evento, promovido pelo Hemocentro de Alagoas e a Associação das Pessoas com Hemoglobinopatias de Alagoas (Aphal), acontece das 8h às 17h.

Para isso, será montado um estande próximo ao Já do Centro, onde portadores da doença e uma equipe multidisciplinar do Hemoal, formada por hematologias, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, irão esclarecer a população sobre a Anemia Falciforme. O objetivo da ação, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, é aumentar a visibilidade da doença, que se manifesta, em sua maioria, em afro-descendentes. Segundo dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) do órgão, 440 pessoas são portadoras da doença.

A Anemia Falciforme é uma doença hereditária, que provoca uma deformação das hemácias (glóbulos vermelhos), afetando a população afro-descendente e causando lesões no cérebro, pulmões e, principalmente, rins. Por vitimar, principalmente, a população negra, representando cerca de 8% dos brasileiros, a doença é pouco conhecida dos alagoanos, que também desconhecem seus sintomas e o fato dela não ter cura.

“Infelizmente as vítimas da doença são, na sua grande maioria, afro-descendentes, que muitas vezes não possuem condições de realizar o tratamento e sequer sabem que ela existe e como tratá-la. Por isso, realizamos esta ação de conscientização, pois algumas pessoas podem ser vítimas da anemia falciforme, sofrem com seus sintomas e encontrar dificuldade em detectá-la”, explica a diretora do Hemoal.
Detecção - A detecção da anemia falciforme é realizada no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), por meio do exame eletroforese de hemoglobina ou de DNA. Ela afeta, principalmente, filhos de casais portadores do traço falciforme, onde há um risco de que 25% deles sejam portadores da doença. Um dos tratamentos é a transfusão sanguínea, que é realizada no ambulatório de Hematologia do Hemoal.

Por esta razão, os hematologistas recomendam que, antes de planejar ter um filho, os casais devem realizar o aconselhamento genético, em que será verificado se o homem ou a mulher possuem o traço falciforme que pode gerar um filho com anemia falciforme. “Após o nascimento do bebê, caso não seja possível realizar o aconselhamento genético ou mesmo se ele for feito, é imprescindível realizar o teste do pezinho, cujo serviço está disponível nas maternidades públicas do Estado”, informou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

www.primeiraedicao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário