segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto Genoma




         Genoma é o código genético do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material genético podemos encontrar todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano. Este código genético está presente em cada uma das nossas células. O genoma humano apresenta-se por 23 pares de cromossomos que contem interiormente os genes. Todas as informações são codificadas pelo DNA, o ácido desoxirribonucléico. Este ácido, que tem um formato de dupla hélice, é formado por quatro bases que se juntam  aos pares: adenina com timina e citosina com guanima. As primeiras propostas para se mapear o genoma humano surgiram em 1985, quando um grupo de cientista pretendia detectar mutações em homens. 
          As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças como a obesidade, diabetes e hipertensão, o que será de grande benefício para a humanidade que, até então, não alcançou tal proeza. Apenas 50 doenças são responsáveis por 90% das mortes de seres humanos, se for possível prever e prevenir tais doenças, ou tratá-las com antibióticos recém-criados, o alto custo do atendimento hospitalar vai ter redução marcante. Através do mapeamento genético do genoma humano será possível, muito em breve, descobrir a causa de muitas doenças.  Muitos remédios e vacinas poderão ser desenvolvidos a partir das informações obtidas pelas pesquisas genéticas. Descobrindo a causa de várias doenças, o ser humano poderá adotar medidas de prevenção.
         Mas por outro lado, existem desvantagens (éticas e morais), pois o uso indevido do Projeto pode fazer com que as pessoas percam sua individualidade tornem-se vulneráveis e propícias a um descarte numa entrevista de trabalho, por exemplo, devido ao fato de que por um simples exame possa-se detectar uma má reprodução da célula e um futuro câncer, que dificultará sua admissão no emprego. E também, não podemos nos esquecer de que a população mundial é de 6 bilhões. Se pouparmos da morte outros milhões e seus filhos por meio da genomia, como o planeta vai agüentar? Em princípio, avanços científicos responsáveis que prolongam a vida precisam andar de mãos dadas com os esforços para garantir a compatibilidade da biosfera com uma população maior. Uma resposta da genomia é a engenharia vegetal, ou transgenética, capaz de aumentar a produção agrícola.

Fonte:

Por : grupo 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário